Blog

27/11/2019 Blog

Conheça 9 benefícios do treinamento funcional!

O treinamento funcional é baseado nos movimentos que o corpo costuma realizar, como correr, pular, agachar, empurrar, girar. Existem tantas maneiras de realizá-los, que ele acaba sendo muito mais dinâmico do que a musculação.

Além disso, ele também pode ser realizado em qualquer lugar, inclusive em casa. Conheça agora 9 benefícios do treinamento funcional e saiba como ele pode realizar transformações na sua vida!

1. É a melhor opção para quem busca qualidade de vida

Sentir dores ao agachar-se, desconforto no tornozelo, cãibras e dores nos braços para carregar as compras do mercado são coisas que ficarão no passado quando você passar a desfrutar dos benefícios do treinamento funcional.

Isso porque o foco deste tipo de exercício é justamente deixar a musculatura mais forte e tornar as atividades diárias mais simples de serem executadas. O ganho de massa magra também é uma consequência, mas é feito com segurança, evitando lesões em joelhos, ombros e lombares.

2. É um treinamento rápido e eficiente

Um dos motivos pelos quais o treinamento funcional tem sido muito requisitado é o fato dele trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo. Os exercícios são mais complexos dos que os realizados na academia, proporcionando mais eficiência em menos tempo. Para se ter noção, os treinamentos costumam levar menos de meia hora, encaixando em qualquer momento do dia em que você estiver livre.

3. É mais dinâmico

As atividades repetitivas dos exercícios de musculação das academias são desanimadoras para muitas pessoas. Se você se identifica, saiba que o treinamento funcional é muito mais dinâmico. Tanto que pode ser personalizado de acordo com a necessidade dos alunos.

Alguém que deseja ter alto desempenho em corridas, por exemplo, pode se beneficiar de treinamentos funcionais específicos para estas atividades. Além disso, eles utilizam mais a concentração, não é como na academia em que você realiza os exercícios repetidas vezes enquanto seus pensamentos estão em outro lugar.

4. Não tem restrições

Qualquer pessoa — que não tenha nenhum problema médico que a impeça — pode realizar o treinamento funcional. Gestantes, idosos, jovens, adultos e até crianças podem aproveitar os benefícios do treinamento funcional, desde que as especificidades e intensidades estejam ajustadas a cada perfil.

Ele, inclusive, costuma ser mais indicado para crianças do que a musculação, uma vez que desenvolve a coordenação motora. Para idosos, ele promove força, independência, resistência e beneficia a qualidade de vida, evitando ainda uma série de problemas de saúde.

5. Melhora a postura

Provavelmente você ou alguém que você conhece tem problemas com a má postura. Horas trabalhando em frente ao computador, dirigindo, no transporte público ou com a cabeça baixa (checando as redes sociais no celular) são apenas algumas das causas.

O treinamento funcional fortalece o conjunto de músculos da região abdominal que auxiliam as costas a se manterem retas. Conforme você realiza os exercícios e aumenta a sua consciência corporal, a sua postura passa a ser corrigida, além de criar o costume de alinhar o quadril, os ombros, o pescoço e contrair o abdômen.

6. Fortalece o Core

O treinamento funcional também trabalha o Core, os músculos que compreendem as regiões em volta do umbigo como abdominal, pélvica, lombar e quadril. Esta área é importante, pois protege a coluna vertebral e sustenta o troco.

Em palavras mais simples, o core funciona como uma âncora que mantem o corpo mais firme. Quando essa área não é fortalecida, são comuns dores nas costas, principalmente na lombar e os movimentos dos braços e das pernas podem ser comprometidos.

7. Melhora a capacidade cardiorrespiratória

O condicionamento cardiorrespiratório influencia diretamente em sua vida, pois ele permite que os pulmões e o coração trabalhem melhor, além de reduzir a incidência de doenças como diabetes e hipertensão, controlar os níveis de triglicérides, colesterol e pressão sanguínea, ajudar a controlar o peso, entre outros benefícios.

8. Ajuda no emagrecimento

Emagrecer com saúde é um desafio para muita gente. No treinamento funcional os exercícios podem ser planejados, de modo que o excesso de gordura seja utilizado como energia. O percentual de massa magra aumenta e o metabolismo se acelera.

Com isso, o corpo passa a gastar mais energias e o emagrecimento ocorre de maneira saudável e não prejudicial.

9. Melhora o humor

Ao realizar atividades físicas, o seu cérebro libera hormônios como a serotonina (regula sono, humor e apetite), endorfina (sensação de prazer e relaxamento) e dopamina (analgésico e tranquilizante).

Este hábito também ajuda a tirar o foco dos problemas, alivia a tensão, aumenta a autoestima, a libido, a autoconfiança e ajuda a dormir melhor.

Que tal obter todos esses benefícios do treinamento funcional sem sair do conforto da sua casa? Agora é possível!

Com o MAR7 você tem acesso a um treinamento funcional online que pode ser realizado em menos de meia hora, quando você quiser e no ambiente que quiser. Comece a transformação da sua vida agora mesmo!

Post por