Blog

12/03/2020 Blog

Como o treinamento funcional pode te ajudar a dormir bem

Vivemos tempos de excesso de estímulos: muita informação, muita poluição no ar, sonora, muitas horas no transporte, estresse… É difícil conseguir ter qualidade de vida hoje em dia. E dormir bem, é claro, é para poucos.

Os distúrbios do sono são um dos principais problemas da atualidade. Mas hábitos mais saudáveis podem fazer a diferença. O treinamento funcional, tipo de exercício que pode ser realizado em poucos minutos, pode te ajudar a dormir bem.

Ele não exige tanto do seu corpo, ao contrário de outras modalidades, e melhora seu condicionamento físico como um todo, melhorando sua respiração, regulando os processos fisiológicos, e, com isso, proporcionando melhor qualidade de sono. Como você tem dormido? Quer saber como dormir melhor? Descubra agora.

Mudança gradual de estilo de vida

Optar por fazer exercício físico faz parte de uma escolha, uma mudança de postura em vários outros âmbitos da vida: cuidar mais de si mesmo para viver melhor. Em pouco tempo, você perceberá a diferença, sentirá mais bem-estar e terá mais qualidade de vida.

Com séries de movimentos moderados, que não machucam seu corpo, o treinamento funcional desenvolve sua coordenação motora, sua agilidade, sua velocidade, o que traz benefícios para sua atividade cardiorrespiratória e cerebral.

O treinamento funcional te ajuda a dormir bem pois durante os exercícios você gasta energia e libera hormônios que ativam o relaxamento e aumentam o bem-estar.

Ser fisicamente ativo exige que você gaste energia e ajuda a se sentir mais cansado e pronto para descansar no final do dia. O exercício regular, como o treinamento funcional diário, ajudar a aumentar a duração e a qualidade do sono.

A atividade física aumenta o tempo gasto na fase do sono profundo, conhecida como REM que é a fase do sono mais restauradora fisicamente. O sono profundo ajuda a ativar o sistema imunológico, melhora a saúde cardíaca e, a longo prazo, controla o estresse e a ansiedade.

Pessoas mais ativas têm uma temperatura corporal mais baixa, o que faz com que o organismo sinta a necessidade de repor mais energias do que as que não se exercitam.

Para realizar o programa de treinamento funcional MAR7, você só precisa de um dispositivo eletrônico para assistir as aulas e um espaço confortável em sua casa. A única contraindicação com relação ao sono é que não se deve fazer exercício físico em excesso muito perto da hora de dormir, pois isso pode te deixar mais agitado.

Previne distúrbios do sono

Você tem dormido mal? Isso pode afetar sua concentração e memória, além de causar irritação, nervosismo e estresse e aumentar a sua predisposição a diversos problemas de saúde, inclusive doenças cardiovasculares e metabólicas.

O treinamento funcional é um excelente exercício aeróbico, eficaz para ajudar a reduzir os sintomas da insônia e até mesmo da apneia do sono. A capacidade aeróbica melhora as funções cognitivas, o que, consequentemente, melhora também a memória, a agilidade motora e o humor.

Ajuda a combater o sedentarismo

O sedentarismo é considerado hoje um problema de saúde pública e está diretamente relacionado à qualidade do sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 3,2 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à falta de atividade física. Isso significa uma morte a cada 10 segundos!

Optar pelo treinamento funcional é o primeiro passo para sair do sedentarismo e seguir rumo à uma vida mais saudável. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas o mais importante. Com o tempo, você incorporará esses novos hábitos à sua rotina e passará a ter prazer com o exercício físico.

Estimula o emagrecimento

Não defendo um padrão estético. Encaro a obesidade como uma questão de saúde. E como o corpo é um sistema todo interligado, o excesso de peso naturalmente interfere também no sono. Dormir bem pode te ajudar a emagrecer. Quando dormimos, as gorduras são transformadas em energia com mais rapidez.

Dormindo ao menos sete horas e meia por noite, o metabolismo acelera, os hormônios ficam regulados e você fica mais predisposto a emagrecer. Sem contar que uma boa noite de sono ainda faz com que você tenha muito mais disposição para praticar atividades físicas e mesmo aquelas comuns, do dia a dia!

Faz bem para sua saúde mental

Quando praticamos exercícios como o treinamento funcional, o corpo libera endorfina, um hormônio que provoca bem-estar e sensação de felicidade, além da dopamina, um tranquilizante e analgésico natural. Por isso ele é muito recomendado como aliado nos tratamentos de depressão, ansiedade e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

O exercício é um poderoso remédio para a ansiedade e outros transtornos do humor – apenas 5 minutos de exercício já começam a desencadear respostas anti-ansiedade no corpo.

Exercícios que trabalham a mente e o corpo, como a ioga e alongamento, acalmam o sistema nervoso parassimpático, que pode ajudá-lo a relaxar. Eles diminuem os níveis de cortisol e reduzem a pressão sanguínea, além de ter efeitos positivos no humor.

Praticar exercícios físicos entre os 25 e 45 anos aumenta as substâncias químicas no cérebro que previnem a degeneração dos neurônios do hipocampo e evita as doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

O que evitar: o smartphone

Recebermos constantemente através da tela do celular ele um monte de informações que nos preocupam, estressam ou entristecem. Além disso, a luz que o celular emite produz raios que fazem mal à saúde e causam distúrbios do sono, pois o corpo entende a luz branca da tela como se fosse a luz do dia e isso produz dopamina, que nos deixa despertos.

Para evitar os efeitos prejudiciais do smartphone, tente usá-lo da forma mais consciente possível, checando as notificações apenas quando realmente necessário. E à noite, encare a hora de dormir como um ritual: algum tempo antes, relaxe, se desconecte, diminua a luz do ambiente e saia do celular.

Se puder colocar o aparelho no modo avião, é melhor ainda, pois isso evita barulhos e diminui a emissão de raios celulares.

Como anda a qualidade do seu sono? Tem dormido mal? Sente que é hora de adotar um estilo de vida mais saudável? O programa de treinamento funcional MAR7 pode te ajudar nessa hora de dar o primeiro passo. Entre em contato com a gente e podemos te orientar.

Post por