Blog

13/04/2020 Blog

Exercício físico em casa: como fazer durante a quarenta?

Em meio à pandemia do Novo Coronavírus, recebemos muitas informações e recomendações sobre como podemos desacelerar a escalada do vírus e prevenir contra o contágio. Além do isolamento, manter a saúde em dia é um fator chave para combater a propagação do Covid-19. Realizar exercício físico em casa é possível e ajuda muito no equilíbrio de todas as funções fisiológicas e do sistema imunológico, responsável por reagir às infecções.

Até mesmo o COI (Comitê Olímpico Internacional), maior organização esportiva do mundo, lançou, no último domingo, uma campanha com o lema “Fique forte! Fique ativo! Fique saudável!”, incentivando a população mundial a se exercitar em casa durante a quarentena. No vídeo da campanha, o presidente do COI, Thomas Bach, aparece pedalando uma bicicleta ergométrica em casa.

Nos grandes centros urbanos do Brasil, grande parte das pessoas está em casa, e muita gente gostaria de seguir sua rotina de atividades físicas ou começar a se exercitar, mas não sabe como. Preparamos um artigo sobre a importância de se exercitar em casa. Leia o texto completo abaixo!

Por que o exercício físico em casa ajuda?

A prática de exercício traz diversos benefícios, tanto para a saúde física quanto para o bem-estar geral e saúde mental. Ficar muito tempo em casa não é uma missão simples, mas parando para se exercitar um pouco, se torna uma experiência mais agradável.

Para o home office, por exemplo, ou mesmo suas atividades domésticas, colocar o corpo em movimento proporciona mais agilidade, resistência e também significa um momento importante de pausa, de respiro, para organizar a mente e se adaptar à rotina.

Ao se exercitar, o corpo aumenta a oxigenação das células, o que ativa diversos genes, “componentes” que temos em nosso organismo que ativam o funcionamento das funções fisiológicas ligadas, por exemplo, à atividade respiratória, cardiovascular e hormonal.

Colocando o corpo em movimento, você libera endorfina, popularmente conhecida como o “hormônio da felicidade”. Ela nos deixa nos dá as sensações de bem-estar, prazer e nos relaxa, o que ajuda na melhora da qualidade do sono.   

Outros hábitos saudáveis para adotar em casa

Dentro desse novo estilo de vida que envolve o exercício físico, há outros fatores muito importantes se pensamos de maneira holística, isto é, entendendo o corpo como um todo. Todas as funções do organismo são interligadas e têm influência umas sobre as outras.

Junto com o exercício físico, outra atitude que você pode adotar em casa também é uma alimentação saudável. Busque sempre fazer refeições nutricionalmente equilibradas, prefira – sempre que possível – alimentos orgânicos ou naturais aos industrializados, e evite o excesso de farinha branca, açúcar, gorduras e frituras. Também procure evitar o excesso de consumo de álcool e outras substâncias tóxicas.

Mens sana in corpore sano: uma mente sã num corpo são. Não podemos esquecer da mente. Alie o exercício físico a outras atividades saudáveis que fazem bem para relaxar e espairecer, como a prática de yoga ou meditação. 

Evite o excesso do uso do celular e procure colocá-lo no modo avião ou deixar de usá-lo uma hora antes de se deitar: além de todas informações estressantes que recebemos através dele, a luz emitida pelo smartphone prejudica o sono.

Procure se desconectar, ter hábitos que te deem prazer e relaxar, respire fundo e afaste as ideias negativas.

Como fazer em casa?

As academias estão fechadas, pois ambientes fechados são muito propícios para a propagação do Coronavírus. E mesmo o exercício ao ar livre, como por exemplo em parques e praças, também é arriscado pois você pode ter contato com pessoas infectadas.

Por isso, o melhor jeito de fazer exercício físico nesse momento é realmente na sua casa. 

As possibilidades de exercício que você pode realizar variam muito de acordo com a situação de cada um, é claro. Se você tem mais espaço, pode caminhar no jardim ou na varanda. Se mora em apartamento, você pode subir as escadas em vez de pegar o elevador. 

Há também outros exercícios clássicos, como as flexões, o agachamento e o levantamento de peso, que não dependem de espaço. Com objetos que você encontra na sua própria casa, você pode adaptar: com um saco de alimento de 5kg e um balde, por exemplo, você improvisa um peso para fazer agachamento. Veja aqui mais ideias de como improvisar sua academia em casa, em matéria do G1. 

Para aqueles que já praticam exercício físico e conhecem suas séries, será mais fácil seguir a rotina em casa. Mas a prática de exercício sem o acompanhamento de um profissional pode ser perigosa, caso você force demais determinado músculo ou faça alguma postura de maneira incorreta. 

Também vale lembrar que não é indicado exagerar na dose nesse momento de pandemia. O exercício físico é, sim, importante para uma vida saudável. Além do presidente do Comitê Olímpico Internacional, outra autoridade indica a prática: o diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adanhom, recomenda que adultos façam 30 minutos de atividades diárias. Mas, em excesso  pode sobrecarregar seu corpo e acabar sendo prejudicial.

Para não correr esses riscos, o ideal é fazer exercício com o acompanhamento remoto de personal trainers ou acompanhar vídeo-aulas de treinamento.

Assista aulas online sem sair de casa

Atualmente há uma grande ofertas de aulas online, mas nem todas são treinamentos desenvolvidos por profissionais realmente qualificados. Procure conhecer o histórico dos profissionais, saber sobre sua formação e suas qualificações.

Uma vez tendo encontrado um profissional sério e especializado, seguir as aulas online é simples. Você só precisa de uma roupa confortável, que te dê mobilidade, um espaço desimpedido e no qual você fique à vontade em casa, e um dispositivo eletrônico para assistir os vídeos. 

É claro, é preciso disciplina também. Se por um lado, fazer exercício físico em casa é muito prático e conveniente – pois você mesmo escolhe seus horários e não precisa se deslocar -, essa facilidade também pode ser o que faltava para você decidir mais uma vez procrastinar. 

A prática regular de exercício físico é extremamente benéfica, mas, como já diz o próprio nome, ela é regular. Ou seja, precisa de afinco e assiduidade para de fato se tornar um hábito, e seus resultados não são imediatos. Primeiro você sentirá mais disposição e perceberá que dormirá melhor, depois terá mais fôlego e resistência, e mais a longo prazo, força e definição muscular. 

É preciso entender que o exercício é uma escolha por um novo estilo de vida, e isso não é algo que simplesmente se compra, como um produto; se adquire aos poucos, mas os benefícios são para sempre.

Além disso, o exercício físico é capaz de aumentar a imunidade e ajudar na prevenção da COVID-19 e de outras doenças. Para saber mais sobre esse assunto, confira o artigo que fiz sobre o tema!

Post por